4 de setembro de 2009

Frases que resumem muita coisa

Vários pedacinhos de papel caíram em meu colo. Traziam uma citação, o número de algum telefone ou um desenhinho tonto que fiz em alguma aula, enquanto o professor divagava e eu pensava em música ou qualquer outra coisa. Foi como naquela música do Paralamas: "Eu hoje joguei tanta coisa fora e vi o meu passado passar por mim". Dia de limpar a casa: cartas, rabiscos e projetos (desses que a gente cria para durar uma aula, um dia, no máximo).

Num desses papeis, achei uma frase muito legal: "O tempo no inconsciente nunca passa". Devo ter lido em algum livro. Além dessa, achei outras, soltas. Entre elas, uma ótima de Guimarães Rosa, sutil e leve: "O que lembro, tenho". Outra, um ditado árabe: "O guarda-chuva pode até ser seu, mas a chuva sempre será de todo mundo".

Gosto dessas frases que, em poucas palavras, resumem muita coisa. E daquelas que aparentemente são contraditórias, como "nem todo nonsense faz sentido", de Humberto Gessinger. Outra que gosto é do Paulo Freire: "O mundo não é, mas está sendo". E isto aprendi com a Mada Cosenza, uma amiga: "Quem bem faz, para si faz; quem mal faz, também para si faz".

Outra citação que guardei é do Eric Hoffer: "Nesses tempos de grandes mudanças, aqueles que aprendem herdarão o futuro. Os que acreditam que já sabem vivem em um mundo que já não existe". E esta fala sobre igualdade: "Todo mundo sangra vermelho".

Enfim, poderia colocar outras aqui, já que há dezenas nos fragmentos sobre o colo. Mas vou citar só mais uma, que vi na série Anos Incríveis, que passava na TV Cultura: "Talvez faça parte do amor aprender a deixar partir".